domingo, 21 de novembro de 2021

O meu nome é Hallel Rabin

 

 
Olá, o meu nome é Hallel Rabin. Sou um recusador de 18 anos de um kibutz israelita e amanhã serei enviado para a prisão pelos militares israelitas. Pouco antes de Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, recusei-me a juntar-me ao exército israelita e fui mantido numa prisão militar durante o feriado. Já estive preso por 14 dias, porque não quero tornar-me um soldado pela ocupação da Palestina. Tentei pedir isenção por razão de consciência, mas os militares recusaram-se a concedê-la. Em vez disso, fui enviado para a prisão vez após vez, a fim de quebrar o meu espírito. Amanhã estarei encarnado pela terceira vez no decorrer de um mês.
 
Estamos vivendo em um período tanto de mudança quanto de luta. Em qualquer parte do mundo, os jovens lutam pela democracia real, e estão a usar a desobediência civil para combater o racismo e a injustiça. Mas para os palestinos as injustiças do passado continuam a prevalecer. 
 
Nos territórios ocupados por Israel, os direitos humanos e liberdades básicas são constantemente negados, enquanto os palestinianos são privados da liberdade de viver livremente.
 
Fui criado sobre os valores da liberdade, compaixão e amor. Lutar para manter outra nação escravizada contradiz esses valores. Durante demasiado tempo, o bom povo de Israel concordou em participar das atrocidades cometidas pela ocupação. Embora saiba que a minha recusa é pequena e pessoal, desejo ser a mudança que quero ver no mundo, e mostrar que é possível outra forma. Pessoas pequenas fazem grandes mudanças.
 
 É tempo de gritar: Não existe uma boa repressão, não existe racismo justificável e não há mais espaço para a ocupação israelense.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor nâo use mensagens ofensivas.