Tanto a Espanha quanto a França estão vivenciando tensões decorrentes da implementação de uma economia concebida pelas classes dominantes... Em ambos os casos, o surgimento de reivindicações relativas a direitos fundamentais (educação pública, moradia) ultrapassou seu conteúdo inicial e passou a desafiar o funcionamento dos sistemas políticos vigentes.
Por Alessandro Stella*
O que há de totalmente novo na história das revoltas estudantis, de 1968 até os dias de hoje, é que o movimento do outono de 2026 não é impulsionado por estudantes do centro da cidade, filhos da burguesia que (temporariamente) se desviam de sua classe social, mas por estudantes de escolas secundárias em bairros operários. De facto, os mais mobilizados na luta parecem ser estudantes de escolas profissionalizantes, já voltados para o mundo do trabalho e excluídos do ensino superior desde o início.
Lições da revolta estudantil francesa
Aula surpresa.
Foi a surpresa do início do ano lectivo, algo que ninguém previu, muito menos antecipou. Enquanto todos pareciam resignados a esperar pelas próximas eleições presidenciais, depositando nelas suas esperanças de mudança, os estudantes do ensino médio surgiram de repente e agitaram todas as agendas políticas.
A revolta, que começou em algumas escolas secundárias nos arredores de Paris, espalhou-se rapidamente por toda a França. Não havia nenhuma organização governamental, nenhum partido ou sindicato no comando. Apenas grupos de estudantes do ensino médio, organizados espontaneamente, bloqueavam as entradas de suas escolas e divulgavam informações para as pessoas ao seu redor e nas redes sociais. Era um sinal de que, sob as cinzas, as brasas começavam a reacender, aguardando apenas uma faísca para incendiar a conflagração.
Uma revolta espontânea, imprevisível e repentina, como todas as revoltas. Assim como aconteceu com a ascensão do movimento dos coletes amarelos no outono de 2018 e com tantas outras revoltas sociais antes dele. Neste outono de 2026, toda a atenção política parecia destinada, inevitavelmente, a se concentrar nas próximas eleições presidenciais e, mais uma vez, a reduzir as aspirações de mudança à triste escolha da urna, à delegação do poder sobre o próprio destino a outros.
Desafiando todas as previsões e zombando com raiva do calendário eleitoral, os jovens do ensino médio queriam dizer, acima de tudo e simplesmente, que existiam, que suas vidas presentes e futuras tinham valor. Mesmo sendo menores de idade, não tinham direito a voto e não representavam nenhum valor adicional para os partidos políticos.
Eles tinham motivos para se rebelar. As queixas que vieram à tona, divulgadas pelos grêmios estudantis do ensino médio, denunciavam salas de aula superlotadas, horários fragmentados e restritivos, professores sem substitutos e prédios escolares dilapidados e insalubres. Denunciavam também a natureza humilhante e incongruente da proibição de celulares nas escolas, visto que tanto seus professores quanto os parlamentares que votaram a favor da proibição estavam constantemente grudados em seus telefones. Eram tratados como crianças que precisavam ser punidas e disciplinadas, quando na realidade eram jovens adultos que se recusavam a se resignar a um futuro sombrio e indesejável.
Claramente, por trás das razões estruturais para a falta de recursos e o desinvestimento do Estado na educação pública, existem críticas mais profundas. Em sua essência, trata-se de uma denúncia do sistema escolar de uma suposta República que, sob o pretexto de igualdade formal, nada mais faz do que reproduzir e perpetuar privilégios e discriminação baseados em classe e raça.
Aula de sociologia.
O que há de totalmente novo na história das revoltas estudantis, de 1968 até os dias de hoje, é que o movimento do outono de 2026 não é impulsionado por estudantes do centro da cidade, filhos da burguesia que (temporariamente) se desviam de sua classe social, mas por estudantes de escolas secundárias em bairros operários. De facto, os mais mobilizados na luta parecem ser estudantes de escolas profissionalizantes, já voltados para o mundo do trabalho e excluídos do ensino superior desde o início.
Além disso, as imagens dos bloqueios mostram que muitos dos estudantes rebeldes do ensino médio são negros ou pardos. São jovens franceses, claro, que personificam essa nova França que, embora não seja reconhecida ou apreciada pelos supremacistas brancos (excepto, marginalmente, pelas acções dos jogadores do PSG e da seleção nacional de futebol), representa sua história e seu futuro.
É muito provável que seja por isso que o Estado e seu governo tomaram a decisão, desde os primeiros bloqueios, de não ouvir as palavras, queixas e reivindicações dos estudantes do ensino médio em dificuldades, mas sim de reprimi-los imediata e brutalmente.
É algo que acontece em silêncio, que permanece oculto, que sobretudo não é exibido abertamente, mas como não pensar que por trás da decisão (completamente desnecessária) de recorrer imediatamente a cassetetes em resposta às exigências dos estudantes do ensino médio, existe um racismo profundamente enraizado, personificado pelo Ministro-Prefeito da Polícia, Laurent Nuñez, e por tantos, tantos policiais sob seu comando? Como não pensar que, assim como Éric Zemmour e muitos outros descendentes de colonos em Oran, Laurent Nuñez é possuído por ressentimento e um ódio visceral contra árabes e muçulmanos? Que a polícia, acostumada a perseguir jovens árabes e negros dos bairros periféricos sob o pretexto de combater as drogas, não acredite ter o direito de espancar os estudantes do ensino médio, que se encaixam no mesmo perfil físico?
Lição de gramática .
Para mobilizar a força policial, ministros, policiais e jornalistas cúmplices accionaram a máquina de descrédito. Embora reconheçam que os alunos do ensino médio possam ter razões válidas para reclamar de suas condições de estudo, a classe dominante e a mídia conivente atribuíram a revolta à "França Insubmissa e seus representantes de extrema esquerda".
À negação perpétua da autonomia dos movimentos sociais, à insinuação conspiratória ritual de enxergar um deus ex machina , que usa essas pessoas pobres e ingênuas para seus fins pérfidos, os porta-vozes do sistema disfarçados de jornalistas independentes acrescentaram a qualificação de "representantes da extrema esquerda".
Uma escolha deliberada de terminologia: até agora, esse termo se referia ao Hamas, ao Hezbollah, aos Houthis e a outros grupos político-militares que lutam contra Israel e o imperialismo estadunidense, supostamente manipulados por demônios iranianos. Apenas mais uma camada de tinta destinada a desacreditar aqueles que protestaram na França nas últimas semanas.
Diante da inevitável reação dos estudantes do ensino médio que se opunham aos protestos, espancados com cassetetes, atingidos por gás lacrimogêneo, jogados ao chão, algemados e detidos em delegacias, a velha táctica dos "agitadores" foi resgatada: a dos militantes revolucionários mascarados infiltrados no movimento.
Desde os primeiros bloqueios escolares, supostamente estávamos testemunhando não rebeliões estudantis, mas "tumultos", "violência urbana" e "ódio desenfreado contra as forças da lei", que supostamente estavam nas ruas apenas para proteger a população e, em particular, "nossos filhos e filhas" dos malvados manifestantes. Assim, diante de policiais e gendarmes fortemente armados e protegidos da cabeça aos pés com coletes à prova de balas, os manifestantes supostamente usavam armas temíveis como "morteiros", sem mencionar que se tratavam de morteiros de fogos de artifício, muito menos perigosos do que qualquer projétil usado pela polícia.
Lição de semântica .
Estabelecer uma distinção entre alunos do ensino médio bons, sensatos e academicamente engajados e "indivíduos e grupos fora das instituições educacionais que buscam apenas semear o caos e atacar as forças da lei" visa justificar a repressão policial.
Uma repressão feroz e massiva: em uma semana, houve cinco mil prisões, centenas de pessoas feridas e maltratadas, dois estudantes do ensino médio que perderam um olho e outro que perdeu dentes, - E ainda um outro que perdeu uma mão -. Uma repressão implacável e excessiva, que teve como alvo meninas e meninos, a maioria menores de idade.
Mas a perversidade do Ministério do Interior, divulgada pelos principais meios de comunicação, evoca incansavelmente a contagem diária de latas de lixo queimadas e policiais feridos (onde, como e por quem, isso nunca é especificado) pelas mãos de "manifestantes encapuzados malignos".
O ápice dessa inversão de responsabilidade pela violência contra pessoas foi atingido em Belfort, onde o prefeito de polícia e o promotor abriram uma investigação contra manifestantes acusados de "tentativa de homicídio contra pessoa com autoridade pública".
Essa pessoa, que havia sido agredida com socos e chutes, era, na verdade, um policial local de alta patente, à paisana, sem sequer usar braçadeira, mascarado e disfarçado de membro do Black Bloc para se infiltrar entre os manifestantes.
Antes de ser descoberto e agredido, ele próprio havia espancado um estudante do ensino médio, mantendo sua cabeça submersa em um riacho por um tempo considerável. Posteriormente, a acusação foi reduzida para "violência intencional": dois estudantes menores de idade do ensino médio foram presos; o policial recebeu oito dias de licença médica e elogios de seus superiores.
Aula de filosofia .
Então, o que querem os estudantes rebeldes do ensino médio? Suas queixas, suas reivindicações e seus objectivos estão claramente escritos nas faixas e cartazes exibidos em frente às suas escolas.
Queixas sobre as condições de estudo, críticas ao tratamento injusto recebido pelas escolas no centro da cidade e nas periferias, contestações ao processo selectivo realizado pelo sistema Parcoursup, à falta de recursos e professores, juntamente com slogans como "Palestina Livre", "ACAB" e "Não à violência policial".
A lista de objectivos continua com a luta contra o patriarcado, a violência de gênero, o colonialismo, o racismo e todas as formas de discriminação e injustiça. Todo esse programa foi escrito por estudantes do ensino médio, por jovens, por indivíduos que ainda são menores de idade perante a lei e que nenhuma das autoridades existentes, que deveriam decidir seu destino, leva em consideração.
O antiautoritarismo, semente da geração de 1968, está ressurgindo. Devemos nos indignar se alguns directores de escola foram vaiados e até mesmo maltratados por alunos? Devemos concordar com as vozes moralistas de que incendiar o muro de uma escola "republicana" é inaceitável e deve ser severamente punido? Ou devemos tentar compreender as razões por trás dessas acções? Conseguimos imaginar o ressentimento, a amargura e o ódio acumulados por um estudante do ensino médio que, ao longo de seus anos escolares, sofreu e suportou em silêncio o assédio, a humilhação e o desprezo de adultos que deveriam educá-lo, e não treiná-lo para a obediência à autoridade?
A revolta dos estudantes do ensino médio francês neste outono de 2026 não se limita ao ambiente escolar. Ela se estende por toda parte. Essa nova geração de rebeldes parece concentrar e amplificar o legado de muitas lutas, tanto antigas quanto modernas.
Do anticapitalismo ao antirracismo, do antissexismo ao antiautoritarismo, abrangendo os princípios da solidariedade com todos os oprimidos do mundo. Apresenta-se como um movimento social de pessoas livres, sem gaiolas impostas ou construídas, sem líderes, sem necessidade de representantes. Fazendo das lutas, da análise, do discurso e da acção colectiva os meios para imaginar um futuro desejável.
Este movimento nascente parece carregar as marcas dos movimentos que o precederam, inspirando-se neles e renovando discursos, métodos e práticas. Apresenta uma certa mistura das revoltas em bairros operários, especialmente após o assassinato policial de Nahel Merzouk, de 17 anos, em 2023, e do movimento dos Coletes Amarelos de 2018.
O movimento também apresenta uma bela mistura de cores, rostos sorridentes e grupos de apoio. Esses jovens demonstram, dia após dia, sem se render, coragem e determinação diante da repressão policial, uma força que somente a convicção na justiça de sua luta pode sustentar.
Será que essas pessoas "jovens, determinadas e revolucionárias", gritando em uníssono das barricadas, estão abrindo novos caminhos para desmantelar este mundo governado por um consórcio de homens poderosos (na economia, na política, nos militares e na mídia)? Conseguirão conquistar estudantes, professores, funcionários da limpeza, desempregados, trabalhadores precários, operários qualificados, autônomos e aposentados? Poderiam os "jovens" dar uma lição aos "velhos"?
*Diretor de Pesquisa em Antropologia Histórica do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por favor nâo use mensagens ofensivas.